Isto é uma duvida de prioridades...o que entendes como "rapidez".
Triggered abilities e Activated Abilities (sendo esta ultima aplicada ao Elixir e ao Quest), usam a Stack. Jogadores podem responder a essas habilidades enquanto elas estao na Stack.
No entanto, tens de entender que o processo de Activar uma activated ability, nao possui chances de respostas. Jogadores só podem responder assim que a habilidade foi activada, ou seja, colocada na stack, com custos pagos e alvos definidos (caso hajam), mas ainda nao resolveu da stack e ainda nao aplicou o seu efeito.
No caso do Elixir of Immortality, tu anuncias que vais activar o Elixir. Colocas a habilidade na Stack, pagas 2, fazes
do Elixir. A partir daqui a habilidade é considerada "activada". Jogadores poderão (assim que receberem prioridade), responder a essa habilidade na Stack. No entanto, habilidades na Stack existem independentes das suas fontes.
Mesmo que alguem responda à habilidade do Elixir e o destrua com um efeito...a habilidade do Elixir vai resolver e fazer as instruçoes que pode, pois nao há nada a impedir a sua resoluçao. Ganhas 5 de vida, e fazes shuffle do teu graveyard no deck (se o Elixir estiver no Graveyard vai shuffled tambem - nao está no Battlefield logo a habilidade nao cumpre a instruçao de shuffle do Elixir).
No caso do Quest for the Holy Relic, a Quest nao está em campo na altura em que oponentes respondem à habilidade. Activated abilities seguem o esquema de [custo]:[efeito], e o custo é sempre pago no processo de activaçao como expliquei acima. Um dos custos para activar a habilidade do Quest, é sacrifica-lo. Na altura em que o oponente tiver prioridade para responder à habilidade na stack, o Quest ja foi sacrificado.
Recomendo leres o The Magic Player’s Handybook nesta mesma secçao, tanto no tema de Habilidades, bem como no tema de Stack.
Cumps
Alterado a 1/25/2011 10:37:20 PM por S1NE4T3R