Fórum MagicTuga.com
Link directo: topico.asp?topico=92949
Depois das alterações anunciadas pela wizards de banir o Mystical Tutor e desbanir a Illusionary Mask e o Grim Monolith, aqui fica a análise do nosso escritor residente dos formatos eternal sobre as possíveis mudanças no formato.
Espero que gostem.>
Mudanças em Legacy
Como muitos de vós já devem ter visto, a DCI anunciou alterações na lista de cartas banidas e restrictas de Legacy, com efeito a partir de 1 de Julho: Mystical Tutor será banido e Grim Monolith e Illusionary Mask serão desbanidos.
O banimento de Mystical Tutor foi inesperado para quase todos na comunidade de Legacy, e como seria de esperar, foi já alvo de diversas críticas por parte dos jogadores de Reanimator e ANT que serão os decks mais afectados por este banimento. Mas apesar de gostar de jogar com ambos os decks, não tenho dúvida de que esta foi uma decisão acertada pela parte da DCI, e aplaudo-a vivamente.
Não há dúvida que Reanimator estava a começar a corromper o formato, sendo evidência disso não só o crescendo de popularidade e de resultados deste arquétipo mas principalmente os sideboards dos outros arquétipos onde tinham vindo a figurar cada vez mais cartas dedicadas quase exclusivamente ao matchup de Reanimator (como Faerie Macabre ou mais recentemente Coffin Purge). E mesmo perante um metagame hóstil e preparado para o enfrentar, o Reanimator continuou regularmente a conseguir bons resultados em grandes torneios.
Assim, até esperava que mais cedo ou mais tarde anunciassem o re-banimento do Entomb, mas banir Mystical Tutor é uma jogada muito mais inteligente, e muito mais simpática para os jogadores. Enquanto Entomb é o que torna o deck de Reanimator viável competitivamente, Mystical Tutor é aquilo que o torna realmente abusado, dando-lhe uma combinação de consistência, velocidade e flexibilidade que nenhum deck devia ter. Há que admitir que é absurdo um deck de combo dedicado como Reanimator poder jogar com 1 Perish para demolir Zoo e Bant, com 1 Show and Tell para evitar hate de cemitério, e com 1 Wipe Away para lidar com Counterbalance, tudo isso sem sacrificar consistência ou velocidade.
Sem Mystical Tutor, Reanimator vai certamente perder um pouco de velocidade e flexibilidade, mas com Lim-Dûl’s Vault ou Intuition como alternativas, não tenho dúvida de que continuará a ser um arquétipo competitivo. Simplesmente, os jogadores terão de fazer mais compromissos relativamente às suas opções de maindeck e sideboard o que tornará o deck mais justo para o resto do formato.
ANT vai ser também afectado pelo banimento de Mystical Tutor, e também o merece ser, pois os seus nível de consistência, velocidade e flexibilidade eram também preocupantes, e apenas a preponderância do Reanimator impedia que ANT dominasse o formato. Assim, a opção de banir Mystical Tutor é inteligente porque enfraquece ambos os decks simultaneamente sem no entanto os inviabilizar.
As principais alternativas para ANT serão Cunning Wish, Burning Wish e Personal Tutor.
Ambos os wishes dão flexibilidade ao deck, permitindo-lhe ter um leque de soluções no sideboard. O Cunning Wish tem a vantagem de ser azul e poder buscar Ad Nauseam, mas a desvantagem de não poder buscar Tendrils (embora haja a alternativa de Brain Freeze). O Burning Wish requer um compromisso maior em termos de mana, e não pode ir buscar Ad Nauseam, mas permite acesso a Ill-Gotten Gains, Doomsday e Tendrils.
O Personal Tutor será uma opção com menos flexibilidade mas mais rapidez, que será particularmente interessante para Doomsday ANT, onde pode ir buscar Ill-Gotten Gains, Doomsday, Tendrils e mesmo Infernal Tutor ou Duress.
Tal como Reanimator, ANT vai ser um pouco menos abusado, mas continuará a ser um arquétipo competitivo.
Quanto aos desbanimentos, ambas as cartas estavam no radar da comunidade de Legacy como potenciais cartas a desbanir, portanto não foram propriamente inesperadas. Fiquei um pouco desiludido por não terem desbanido também Land Tax e Earthcraft.
Não antevejo grande impacto de Grim Monolith no formato. Certamente vai jogar no Metalworker Stax, mas não será suficiente para que o deck passe a ser Tier 1. Poderá também contribuir para o ressurgimento do arquétipo Wildfire, o que será interessante para o formato, mas uma vez mais não terá grandes implicações para o metagame.
Assim, a subida de preço absurda que esta carta verificou é unica e exclusivamente devida a especulação, tal como aconteceu com Scroll Rack há uns meses, e podem contar que vai voltar a descer.
A Illusionary Mask por outro lado vai certamente ter impacto no formato, levando ao surgimento de uma versão de Dreadstill UWx, em que Enlightened Tutor poderá ir buscar Dreadnought ou Mask para o combo, ou Counterbalance out Top para o lock, ou ainda Engineered Explosives, Oblivion Ring ou outras soluções.
Adicionalmente, a Mask permite a inclusão de Dreadnought numa maior variedade de decks, sem a necessidade de azul, incluindo decks com Chalice of the Void.
Além do Dreadnought, também são interessantes com a Mask criaturas como Hidden Horror e Eater of Days, e mesmo criaturas de menor impacto como Sea Drake e Serra Avenger.
Assim, a Mask será certamente muito interessante para o formato, sendo o seu impacto limitado apenas devido ao seu stock reduzido e preço elevado (que ao contrário do Monolith não deverá descer).
Numa nota à parte, a redução drástica do formato Extended anunciada é consistente com os rumores que a Wizards vai lançar um novo formato intermédio entre Legacy e Extended. Fica a dúvida se esse formato será rotativo como Extended ou fixo como Legacy, e qual a sua extensão, mas com Extended agora reduzido a uns parcos 4 anos de edições, é uma notícia que aguardo com antecipação.
Daniel Faria
| u?
De: pois do adeus 10/3/2010 1:08:18 AM | ...
duvido que desbanam o land tax tao depressa. É aquela cena de nao se usar muitos basic lands, mas mesmo assim é uma carta puxadita. | pedrobronze
De: Senhora da Hora 6/23/2010 10:50:26 PM | mystical
Sobre o mystical, tb vai ser uma baixa importante em dream halls/progenitus. Mas julgo que este deck está um pouco obsoleto e não é muito eficaz.Joguei com isto na liga legacy do kasas e, apesar de jogar mal, o deck não me pareceu mexer-se bem no metagame... epá, perdi tudo!!! | DoomBringer
De: pois de ti, mais nada! 6/23/2010 7:47:35 PM | re
Arruinam completamente como? Tendo um bilião de bichos, eles ou te matam os bichos e sobrevivem um turno, ou matam o combo e morrem para os bichos...
Mas pronto, tens a tua opinião. | Morningstar
De: Portela LRS 6/23/2010 5:41:20 PM | Earthcraft
Pa, Grindstone + Painter é um combo de custo total 7 mana total, custo máximo parcial 3 de mana, sem quaisquer restricções de cor, e que ganha o jogo imediatamente.
Earthcraft + Squirrel Nest é um combo com custo total 5 mana mais 1 terreno desvirado para activar (o que equivale a 6 mana), custo máximo parcial 3 de mana, com forte requerimento de mana verde, e que só ganha o jogo um turno depois de combares.
Ambos os combos são tutoraveis com Enlightened, mas o Grindstone + Painter é tutorável também com Imperial Recruiter e Trinket Mage.
O facto de Grindstone + Painter ser incolor permite jogar com Ancient Tomb e City of Traitors, coisa que dificilmente consegues para o combo de Earthcraft.
Assim, realmente não vejo o que há de preocupante em desbanir Earthcraft. Sim, iria haver decks de combo com ele, e sim, provavelmente seriam bons, mas duvido que melhores que os decks de Painter.
Para mais, Engineered Explosives e Firespout são cartas relativamente comuns no formato e arruinam completamente o combo. | DoomBringer
De: pois de ti, mais nada! 6/23/2010 3:44:58 PM | re
’Fiquei um pouco desiludido por não terem desbanido também Land Tax e Earthcraft.’
Eish, Earthcraft? A sério? Tipo turno 3 potencialmente bichos infinitos duma maneira relativamente fácil que não leva com Wasteland? Pá não, sorry mas pra isso deixavam tar o Mystical...
Land Tax é naquela porque não é winning condition em si, mas Seismic Assault ia ser daquelas cenas que pronto. | MeTelmo
De: Braga 6/23/2010 3:12:18 PM | Gosto, de saber que há quem partilhe as mesmas ideias
"As principais alternativas para ANT serão Cunning Wish, Burning Wish e Personal Tutor."
Concordo e discordo.
Concordo pois sou um jogador de ANT, e se quiser continuar a ser, como alternativas, terei de recorrer a essas cartas, muito possivelmente.
Discordo, porque nada é alternativo ao Mystical.
Principalmente no manacost/efeito.
Quanto ao possivél novo formato, sempre se ouviu que seria fixo desde mercadian.
Mas estamos cá para ver.
Quanto ao Grim, ele não fará aparecer um deck de artefactos, com ravager e disciple, em força?
Não sei não.
Não se justifica o disparo dele, isso é verdade, pelo menos até ver.
Abraços |
[1]
|