Revelado o spoiler completo, e com a saída da edição à porta, decidi escrever um artigo para "opinar" sobre
Rise of the Eldrazi e o seu impacto no jogo como o conhecemos.
Sublinho que este artigo é apenas de
opinião pessoal e está aberto a discussão. Farei um Top 5 de algumas das melhores cartas, ordenado pela sua raridade, como também uma abordagem geral à edição em si.
Tenho lido e ouvido por aí opiniões bastante distintas sobre o valor geral desta edição, onde vários dizem ser uma grande edição com muitas coisas novas e boas para explorar, e outros dizem que é mais uma para "encher chouriço" (e os bolsos da WotC), e não vai alterar muito o metagame competitivo actual. Para mim é uma excelente edição, não só pelos enormes (e brutalíssimos) "fatties" com que fomos todos abençoados, mas também por um tipo de carta totalmente novo -
leveler. Muita gente crê que é uma cópia de outros jogos, ou que já é um exagero alterarem tanto o magic daquele que conhecíamos outrora, mas eu penso que se é bom porque não adoptar? E é bom! A mana que muitas vezes ficava desvirada sem uso poderá finalmente ser usada, e um bixo inofensivo 1/1 poderá muito bem tornar-se num 4/4 "mini visara" (Guul Draz Assassin), ou um 4/4 Double Strike (Student of Warfare), entre outros com muito potencial.
Em termos de habilidades temos algumas novidades para além dos levelers como por exemplo o
Annihilator. Ora, isto deve ser das melhores habilidades alguma vez criadas, e é pena só os enormes eldrazis as terem (mas faz todo o sentido). Temos ainda o
Totem Armor que é basicamente um regenerate a pagar 0, e o
Rebound que permite jogar a mesma carta duas vezes pagando apenas 1 vez o seu custo e em turnos diferentes. Todas estas habilidades têm qualidade, e algumas das cartas que as têm serão referidas mais abaixo.
No entanto, há muito mais para ver nesta edição, e que maneira melhor de o fazer começando pelas míticas que saíram?
Vengevine
Começando pelo Vengevine porque não poderia deixar de ser. Jund é o actual deck dominante em T2, e esta carta assenta-lhe que nem uma luva. "
Bloodbraid Elf cascade into
Sprouting Thrinax e devolvo Vengevine - ataco com 7, e por 2RG tenho 3 criaturas brutais na mesa" - W00T! O motivo pelo qual deixo esta carta no "fim", é porque basta o cascade não bater numa criatura, ou simplesmente acabar-se o gás num deck qualquer de criaturas, que este menino fica a apodrecer no grave.
Transcendent Master
Na 4ª posição deixo-vos o
Baneslayer Angel de RoE. Vamos começar? Por 1WW uma 3/3 já não é nada mau; Tem o mais pequeno dos level up (1) e paga incolor para levelar (isto em naya? mythic? uw? joga em todos!); Ao 5º turno é possível criar-se uma 6/6 com lifelink (o que já é maior que um baneslayer por sinal, apenas não voa); e caso estivermos naquele jogo interminável, ou simplesmente flooded, temos uma 9/9 lifelink indestrutível. Pretty awesome, no?
All Is Dust
Como no meio é que está a virtude, aqui fica o primeiro removal sorcery colorless! Eu simplesmente adoro o facto de isto poder entrar em QUALQUER deck de controlo, independentemente de estarmos preocupados em splashar mais cores. É um limpa mesas, que só tem fraqueza contra artefactos/eldrazis, e nem contra todos pois como sabem já há artefactos coloridos. É sem dúvida uma carta com imenso potencial, e na minha opinião verá muito jogo.
Gideon Jura
Tivemos um grande Jace em Worldwake, e RoE brinda-nos com um excelente planeswalker que merece sem dúvida esta 2ª posição, imo. U/W pode dar saltos de alegria porque turno 4 jace, turno 5 jura é uma cena do outro mundo! Para além de se poder jogar a ultimate ability logo quando entra em jogo (não que faça muito sentido), custa 0 e transforma aquilo que custou 3WW numa 6/6 que não pode levar dano!
Com um
Assassinate incorporado para o removal que é sempre útil, e um
Holy Day se estivermos com pouca vida. Call that a complete awesome card? Yes, it is indeed!
And the winner is...
THE BIG FAT HUGE GREAT BOSS AWESOME CREATURE!
Emrakul, the Aeons Torn
E como era previsto (visto eu ser um fan incondicional de "fatties") o primeiro lugar vai para
o maior bixo alguma vez criado na história do magic! Ele é 15/15, ele voa, ele não pode ser countered, ele dá-te um Time Walk, ele tem protecção contra spells coloridos, ele aniquila 6.. ele entra, ataca e resolve! É sem dúvida a criatura mais poderosa alguma vez criada, mas isto não são tudo rosas. Ao contrário do
Progenitus, ele morre para
Oblivion Ring,
Journey to Nowhere,
Shriekmaw, e afins, e portanto poderá pecar um pouco por aí. De qualquer forma penso que de um modo geral é bastante superior a Progenitus, e verá bastante jogo em todos os formatos.
Se já estão a dizer "então e aquela carta x?" eu digo que isto é apenas um top5 (não há espaço para todas), e a minha opinião é muito verde pois a edição ainda nem sequer saiu. Não se esqueçam que o
Tarmogoyf estava a 5€ no início
Agora as raras:
Consume the meek
Começando pelo filho da
Damnation, esta carta merece referência porque os tokens estão aí para ficar. Falando também em Zoo, Jund, WW, entre outros aggro decks com criaturas pequenas, têm todos fraqueza contra esta carta. A "desvantagem" de não matar as criaturas com mais de 3 CmC, pode ser uma vantagem caso tenhamos os nossos bixos grandes na mesa que não serão afectados por isto.
Mul Daya Channelers
O 4º lugar fica guardado para uma criatura verde muito boa. Uma 2/2 que pode passar a 5/5 ou mana accelerator parece-me muito promissor, e penso que é bastante possível ver jogo em bastantes decks aggro (não só mono
), visto que a mana que produz ser de qualquer cor.
Awakening Zone
Depois de
Bitterblossom e
Goblin Assault, chega-nos esta preciosidade. Em vez de perder vida, ou obrigar as criaturas a atacarem todos os turnos, esta excelente carta aparentemente não tem nenhum catch. Todos os turnos temos um 0/1 chump blocker que dá mana! Que mais podemos nós pedir? Uma grande carta com enorme potencial a meu ver.
Student of Warfare
A segunda posição está guardada para um leveler que eu já tinha referido mais acima. Para além de poder virar uma 4/4 com double strike, esta criatura vem lembrar um
Wild Nacatl que era o único one drop a ficar 3/3 ao segundo turno. Isso acabou, pois é relativamente fácil tornar isto uma 3/3 ao 2º turno, e ainda maior caso haja necessidade disso.
And the winner is...
GIFTS UNGIVEN EM VERDE PARA LANDS!
Realms uncharted
Porque é que esta carta vence o 1º lugar das raras? É simples:
Knight of the Reliquary,
Life from the Loam, um tutor verde para ir buscar aquela cor que nos falta, entre outras inúmeras possibilidades para usar e abusar desta carta, que na minha opinião terá muito sucesso em todos os formatos.
Aproveito para referir que como devem ter reparado estão 3 cartas verdes neste top. Penso que verde é a cor mais forte neste set tanto nas suas aplicações em limited como em constructed.
Quanto às incomuns vamos lá ver o que nos trouxeram:
Pelakka Wurm
Ora, e que bela carta para começarmos as incomuns não? Sou só eu que acho, ou isto é nuts em limited? Por 7 é uma 7/7 com Trample (finalmente as criaturas verdes enormes têm de facto trample), entra em jogo e dá 7 de vida, e caso vá para o grave ainda te brinda com uma carta extra? Muito muito bom. Em constructed no entanto, só a vejo em mono
ou talvez rock, mas mesmo assim penso que merece ser aqui referenciada.
Dreamstone Hedron
Esta pode ser muito discutida mas gosto bastante e por isso merece referência neste top. 3
Mind Stone juntas é algo a que se deve tirar o chapeu, e serve tanto como mana e/ou draw accelerator, e de que maneira!
Oust
Em 3º lugar fica aquele que será o
Path to Exile do futuro(?) em t2, em que a diferença consiste no catch ser devolver a criatura para 2º do topo do deck, em vez de dar um terreno ao oponente. Ora, será pior ou melhor? A resposta é óbvia: depende. Num deck com muito shuffle (fetchs e nao só), pode resultar em que o oponente nunca mais ponha a vista em cima da criatura o que é sempre bom. Fica em 3º no entanto, porque actualmente há muitas criaturas com o "Come into play" ability, e isto pode eventualmente tornar-se num tiro no pé, se tiver de ser feito à criatura "errada".
Inquisition of Kozilek
Em segundo lugar fica o retorno do Thoughtseize sem o catch da vida. Todo o mundo joga com cartas de CmC inferior a 4, e convenha-se que são aquelas que se quer descartar no early game. Uma grande carta de descarte que vem complementar/substituir o
Duress em t2, e poderá jogar em extended e legacy.
And the winner is...
A DEFENDER! WTF?
Wall of Omens
Não é um defender qualquer... Quem é que não usou e abusou da velhita
Wall of Blossoms? Ok, a WotC resolveu que estava na altura de voltar mas em branco. E nós não poderíamos ficar mais contentes! É basicamente assim: tudo o que splashar branco, vai querer ter 3/4 destas na lista
cuz is that good! Não só bloqueia elfs, thrinax, guides, etc, como também vos saúda com um draw. Melhor incomum desta edição, imo.
Estive bastante indeciso entre meter o Forked Bolt ou a wurm, mas achei que um
Shock sorcery não chega, apesar do dano dividido. É uma boa incomum, mas achei as outras melhores.
E como não poderia deixar de ser, faltam as "pequenitas" comuns:
Emrakul’s Hatcher
Porquê? Vejam isto como um
Siege-Gang Commander, mas 3/3 e em que os tokens em vez de darem dano dão mana. Penso que para comum é uma excelente carta, e ganha assim o 5º lugar.
Deprive
Em 4º ficamos com a reedição daquele que nos trás tantas saudades -
Counterspell. No entanto tem de ter um catch, mas felizmente este bloco criou uma maravilhosa habilidade chamada landfall, e portanto parece-me a mim que esta carta bate o desgastado e mau
Cancel, e permite algumas sinergias poderosas.
Contaminated Ground
A WotC gostou do Spread’Em deck, e decidiu que quer levar isso para o nível seguinte: ilhas inúteis? Não, vamos fazer um pântano que dá dano! Acreditem que eu joguei contra isto e devo ter levado à vontade com 6 de dano sem quase me aperceber. Vamos lá ver se alguém se vai aventurar com decks com isto e o primo
Spreading Seas, para secar as cores ao pessoal. 3º lugar provavelmente discutido por vocês que ainda estão a ler isto
See Beyond
Epá, tenho de gostar disto. É o tio do
Brainstorm, que paga um bocadinho mais, mas não deixa cartas no topo: aquela carta que não faz falta nenhuma naquela altura é baralhada no deck. Parece-me que não saía nenhum spell de draw tão competente e barato desde
Ponder. Apesar de ser Sorcery, penso que ganha este segundo lugar com todo o mérito.
And the winner is...
A FREAKIN’ AWESOME BURN SPELL!
Staggershock
Por último (e em 1º das comuns), fica esta grande carta. Lembrando
Flames of the Blood Hand ou até
Flame Javelin (ambas incomuns), isto veio melhorar e muito o t2 (ou ext) burn.dec, substituindo o cansado e fraco Quenchable Fire. São 4 de dano divididos em 2 e ainda por cima é instant! Não tenho muitas dúvidas de que esta é para mim a melhor
comum de RoE.
Antes de terminar, refiro mais uma vez que há bastantes cartas boas que não foram faladas aqui por falta de tempo/espaço ou wtv, e que tudo o que foi referido aqui é apenas a minha mera humilde opinião.
Penso que por agora está tudo dito, só falta dar asas à imaginação! The sky is the limit!
Até uma próxima
Tiago Catita
Alterado a 4/17/2010 4:31:30 PM por daOne