Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Duvidas-->Umezawa’s Jitte Responder
Apenas para utilizadores registados!

Link directo: topico.asp?topico=83881

UtilizadorResposta

r.dias88

De: Coimbra
2/25/2010 2:55:47 AM
Umezawa’s Jitte


Boas! Há um comentário na carta Umezawa’s Jitte que me levantou uma dúvida.

O user Evarist0 disse: "MAS MESMO QUE OPTES POR DAR +2+2 Á TUA CRIATURA ESSE PODER NAO SERÁ CAUSADO NO DANO DE COMBATE POIS O DANO JÁ FOI CAUSADO. PODES É SIMPLESMENTE EVITAR QUE ELA MORRA POIS O DANO SÓ É REMOVIDO NO FINAL DA FASE."

A minha dúvida é:
A criatura equipada recebe dano letal. Os marcadores são postos antes ou depois da criatura ir para o cemitério? E posso usar a habilidade da jitte para remover marcadoes e restablecer a resistência da minha criatura de forma a que ela não chegue a morrer?
Outra coisa, se a resposta é "sim a criatura não morre". Imaginemos que a criatura equipada é uma 1/1, e recebe 4 pontos de dano. Se eu lhe der +2/+2 depois de o dano ser atribuído ela sobrevive? Quero com isto dizer, a criatura depois de levar 4 de dano fica com pontos de resistência negativos ou pára no zero?

Obrigado

Alterado a 2/25/2010 2:56:25 AM por r.dias88
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/25/2010 10:54:36 PM
Re
Adicionalmente, digo ao r.dias que dano é sempre dado na totalidade.

Se um efeito dá 4 de dano a um bicho, ele vai levar 4 de dano, independentemente da sua defesa ser inferior ao dano dado ou nao.

Cumps

Joaquim M


De: Ferreira de Capelins
2/25/2010 10:47:16 PM
re
ok ok, fui eu que percebi mal, pesso dxp.

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/25/2010 5:57:09 PM
Re Joaquim M
Tens mesmo de aprender a ler os meus posts com mais atençao...

"Eu espeto-lhe com um bolt (3 de dano) ele não pode meter marcadores +2/+2 na criatura, indo assim para o grave?"

O que é que eu disse no meu post abaixo? Se a Jitte tiver marcadores, tu podes em resposta ao Bolt na Stack, activar a Jitte e dar-lhe o buff.

Eu explicitamente disse, que convem activar a Jitte antes do evento do dano acontecer.

"Outra: se o jitte que tem 2 marcadores e e criatura que está equipada com ele for para o cemintério ou deixar de tar equipada o Jitte perde os marcadore?"

Os counters sao postos na Jitte, nao na criatura. Se a criatura ficar desequipada ou for destruida (ficando desequipada no processo), os counters permanecem na Jitte.

Cumps

oni

De: ep inside your ass!
2/25/2010 3:39:45 PM
re joaquim M
Em relação á tua 1ª pergunta é assim:
jogas o lightning bolt, ele vai para o stack, aí o teu oponente responde com a habilidade da jitte retirando os maracadores necessários de forma a que o teu bolt não case dano letal á criatura e a criatura dele já não morre!

Agora a 2ª pergunta é simples!
Como a carta não faz referencia a remoção de marcadores obrigatoria quando esta fica sem criatura equipada, nem regra alguma te obriga a remover os marcadores da jitte, tu terás lá sempre os marcadores enquanto a jitte estiver em jogo (com ou sem criatura a equipar)!

cumpz

Joaquim M


De: Ferreira de Capelins
2/25/2010 2:47:58 PM
re
Ou seja, imaginemos que está no meu turno, e o oponente tem uma criatura 2/2 ekipada com o jitte, e que tem 2 marcadores.

Eu espeto-lhe com um bolt (3 de dano) ele não pode meter marcadores +2/+2 na criatura, indo assim para o grave?

Outra: se o jitte que tem 2 marcadores e e criatura que está equipada com ele for para o cemintério ou deixar de tar equipada o Jitte perde os marcadore?

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/25/2010 3:11:18 AM
Re
A tua teoria está completamente errada e o Evarist0 tambem nao soube explicar isso correctamente.

Para usares habilidades da Jitte, tens de ter prioridade, e para receberes prioridade, State Based Actions sao verificadas antes.

Ora criaturas serem destruidas por dano letal é uma State Based Action bem conhecida.

Para atribuires o buff à criatura equipada, de modo a sobreviver a um evento onde iria receber dano letal, tens de ter prioridade e activar a habilidade da Jitte antes dela receber o dano.

Numa situaçao de combate, com uma Jitte ja com counters, terias de activar a Jitte para dar o buff à criatura, no maximo até ao final da Declare Blockers Step, isto para modificar o dano que ela vai designar e pode receber (pois entra na CDS ja com o bonus).

Pois assim que a Combat Damage Step começa, dano é designado, dado, SBAs sao verificadas, e jogadores recebem prioridade, tudo por esta ordem. Ou seja se nao activasses a Jitte, nao ias a tempo de safar a criatura quando recebesses prioridade se ela recebesse dano letal (e foi aqui que o Evarist0/inaciop ou qual seja o username dele actual se enganou), pois as SBAs iriam destrui-la antes de poderes fazer qualquer coisa.

Numa situaçao fora de combate, é só fazeres com que a habilidade de bonus seja activada antes do efeito que lhe vai causar dano resolva.

Nao te esqueças tambem, que para colocares counters na Jitte, é através de uma Triggered Ability. Ou seja numa situaçao de combate em que a criatura equipada com uma Jitte sem counters dá dano de combate, tem a noçao que só colocas a triggered ability na Stack antes de receberes prioridade, após SBAs serem verificadas, isto ja depois do dano ter resolvido. E os counters obviamente só sao colocados através da resoluçao da habilidade da Stack, ou seja, nunca irias a tempo de colocar counters e activar habilidade da Jitte a tempo de safar a criatura, pois ela está long time dead na altura em que recebes prioridade.

Resumindo: Activa Jitte antes do evento que causa dano resolver, quando tens prioridade para tal, se queres safar as criaturas ou dar mais dano.

Cumps
Alterado a 2/25/2010 3:14:14 AM por S1NE4T3R
Responder

[1]