Boas. O que o Angelus antes de mim disse está correcto, mas deixa-me adicionar um pouco mais de profundidade á tua questao.
Começemos pelo basico. Como aparentemente ficaste meio confuso com a definiçao de Spell na habilidade do Quicksilver Dragon, vejamos a definiçao de Spell.
213.1 - Every nonland card is a spell while it’s being played and while it’s on the stack. Once it’s played, a card remains a spell until it resolves, is countered, or otherwise leaves the stack.
O que podemos crucialmente tirar daqui é que Spells sao todo o tipo de cartas que nao sejam terrenos, enquanto estao a ser jogadas e terminarem de resolver.
No entanto, o Dragon só se preocupa realmente com certas classes de spells. Instants, Sorceries, Auras, sao realmente o que interessa à habilidade do nosso amigo.
Agora vejamos a habilidade do Dragao em si:
"
: If target spell has only one target and that target is Quicksilver Dragon, change that spell’s target to another creature."
Esta habilidade é uma activated ability, ou seja uma habilidade com um custo (neste caso
) para ser executada. Em situaçoes normais, apenas o controlador da fonte da habilidade (neste caso o controlador do dragao), pode utilizar a sua habilidade. Enquanto tu controlas o Quicksilver dragon, apenas tu podes activar a sua habilidade quando as condiçoes se verificam correctas.
Para poderes usar esta habilidade, tem de existir um spell a ser jogado, que faça alvo especificamente e exclusivamente ao nosso amigo dragao. Consegues distinguir facilmente um spell que faça alvo de outros spells, pois spells ou habilidades que façam alvo, têm a palavra "alvo" ou no ingles, "target", explicitamente escritas, na carta e/ou habilidade em questão. Passemos a exemplos dum targeted spell e situaçoes com os mesmos:
Terror: "Destroy
target nonblack, nonartifact creature. It can’t be regenerated."
Este spell, é um targeted spell, que faz alvo a uma criatura, que nao seja preta ou artefacto, com a intençao de a destruir. Na altura em que um jogador joga esta carta, tem de declarar o seu alvo. O alvo tem de ser legal, ou seja, tem de ser uma criatura, nao preta, nao artefacto, para a magica poder ser jogada. O Dragon é azul, nao é preto nem artefacto, e é uma criatura, logo é um alvo legal para o Terror.
Isto significa que se alguem jogar, por exemplo, um Terror, designando como alvo o Quicksilver Dragon, podes activar a sua habilidade, pagando
de mana, e podes escolher uma outra criatura para levar com o Terror em questao. Tem em conta que a criatura que escolhes para ser o novo alvo do Terror, tem de ser um alvo legal, ou seja, tem de seguir á risca as descriçoes do Terror, tem de ser uma criatura, nao preta, nao artefacto.
Nota: Existem habilidades que podem tornar certas criaturas alvos ilegais para magicas ou habilidades. Por exemplo Shroud impede permanentes (ou seja, cards em jogo) ou jogadores de serem alvos de magicas ou habilidades. Protecçao contra uma qualidade, tambem invalida permanentes/jogadores que a tenham de ser um alvo de magicas ou habilidades que partilhem essa qualidade. Está sempre atento ao que pode ou nao pode ser alvo legal para uma magica ou habilidade.
Nota 2: A habilidade do Dragon faz alvo apenas ao Spell em questao e nao ao novo alvo escolhido para redirecionar o spell.
Existem targeted spells que permitem á pessoa que os joga, designarem multiplos alvos. A habilidade do Quicksilver Dragon, apenas abrange spells que têm unicamente um alvo, e esse alvo tem de ser o Dragao para a habilidade poder ser activada.
Tambem convem ter em conta a outra habilidade do Dragon: Morph. Enquanto o Dragon está no seu "morphed" status, é uma criatura 2/2 virada para baixo, sem cores, ou habilidades. Só podes usar as habilidades do Dragon quando ele estiver virado para cima, fora do seu estado Morph.
Espero que isto clarifique todas as tuas duvidas em relaçao ao "Quickie". Em nota pessoal, é o meu dragao favorito.
Cumps
Alterado a 10-08-2009 5:13:25 por S1NE4T3R