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UtilizadorResposta

Gedaco

De: Lisboa
6/4/2009 10:30:19 AM
Paletes de dúvidas 
Ora vivas

Desta vez vou eu esclarecer umas coisitas...

Ora bem:

1º - Samurai of the Pale Curtain em conjunto com Wheel of Sun and Moon o que dá? Sei que no Samurai a questão é de permanentes e do Wheel é qualquer carta... Mas se estivérmos a falar de uma permanente, escolhemos qual das habilidades resolve primeiro?

2º - Estive a discutir com um colega meu sobre a regra (antiga penso ) de que não se podem utilizar habilidades de cartas viradas... Penso que essa regra já não existe no Magic mas mesmo assim gostava de ter a certeza.
Visto que temos a Howling Mine ainda com o texto como todos conhecemos. (se estiver desvirada,etc.)

3º - Cartas para virar terrenos como por exemplo Rishadan Port ou Mishra’s Helix. Fazer essas habilidades numa Main Phase, por exemplo, não tem sentido pois não?

4º - Na habilidade de Cascade, quando não queremos resolver a carta que revelámos, colocamos essa carta aleatoriamente no fundo do grimório junto com todas as outras que revelámos?

5º - A carta Impulse tem um erro certo? Não se faz shuffle...

6º - Todos os efeitos resolvem-se certo? Imaginemos que estamos num daqueles "duelos" de resposta às habilidades do outro
Todos os efeitos acabam sempre por se resolver mesmo que, por exemplo, a permanente da qual usei uma habilidade não esteja lá. Fiz-me entender?

E pronto... Penso que é tudo. Desculpem qualquer coisa

Cumps

Alterado a 04-06-2009 10:32:33 por Gedaco
Tópico Locked

Gedaco


De: Lisboa
6/4/2009 8:30:51 PM
re
Obrigado pessoal!!

Esclarecido!

Reconheço que uma ou duas destas dúvidas estava seguro da resposta mas pronto...Desculpem lá!

Eu sou dou trabalho a quem me atura é verdade

Cumps pessoal e mais uma vez obrigado





PS: Calduço recebido com extremo ardor

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
6/4/2009 5:19:56 PM
Re
Enah pah, só me dás é trabalho Gedaco...

Just kidding.

1º- Exactamente como o dartakaum referenciou, tanto o Samurai como a Wheel possuem 2 static abilities (neste caso replacement effects) que tentam ser aplicadas no mesmo evento. O controlador do evento (carta que é permanente que fosse para o GY, é este o evento) decide qual efeito a ser aplicado primeiro. Se escolheres 1, assim que o outro fosse a ser aplicado, nao faz nada.

Atençao que sao 2 replacement effects. A carta/permanente nao chega a tocar no GY, logo coisas que façam trigger quando cartas vao para o GY, nao o fazem.

2º- Essa regra does not exist no more. Hoje se cartas necessitam de estar desviradas para as suas habilidades poderem estar activas, isso irá estar explicito no texto (ou oracle no caso de erratas) da carta em questao.

3º- Sempre que metes um spell ou habilidade na stack que vai virar um terreno a alguem, esse alguem tem sempre a hipotese de virar logo o terreno e usar a mana que esse terreno pode produzir. As habilidades de mana nao usam a stack e podem ser usadas assim que o jogador ganhe prioridade. Ou seja:

406.4 - A mana ability can be activated or triggered. Mana abilities are played and resolved like other abilities, but they don’t go on the stack, so they can’t be countered or responded to.

411.2 - A player may play an activated mana ability whenever he or she has priority, or whenever he or she is playing a spell or activated ability that requires a mana payment. A player may also play one whenever a rule or effect asks for a mana payment, even in the middle of playing or resolving a spell or ability.

Por isso depende sempre das cartas que o oponente tiver na mao e queira/possa jogar e nao da altura em que usas a habilidade ou magica para lhe virar os terrenos. Ele pode sempre adicionar a mana á mana pool dele, se ele assim o escolher.

4º- Esta é muito simples. Cascade diz:

Cascade (When you play this spell, remove cards from the top of your library from the game until you remove a nonland card that costs less. You may play it without paying its mana cost. Put the removed cards on the bottom in a random order.)

A carta que podes escolher jogar tambem é removida, logo se nao a jogares, vai para baixo da library como as outras.

5º- Desde 99 que o Impulse no Oracle diz:

"Look at the top four cards of your library. Put one of them into your hand and the rest on the bottom of your library."

Em 98 aboliram a parte de fazeres shuffle á tua library como o errata que o dartakaum postou diz.

6º- Isso depende muito do que está na stack na altura em que magicas e habilidades resolvem. Se a magica/habilidade fizer target, ele verifica se o target é legal na altura que resolve. Se nao for legal, o spell/habilidade faz fizzle, e é anulado.

"The spell or ability is countered if all its targets, for every instance of the word "target," are now illegal."

O que leva á duvida do dartakaum, no caso de "Destroy Target X. Draw a Card". Se o target for ilegal na altura da resoluçao, o spell inteiro é anulado. Nao compras carta.

Lembrem-se que targets sao decididos na altura em que jogas o spell, depois indo para a stack.
E lembrem-se que Enchant X também faz target.

Agora por exemplo se meteres uma habilidade dum Whipcorder na stack, e em resposta alguem te matar o Whipcorder, a habilidade está na stack como um objecto separado, e irá resolver normalmente a nao ser que o seu alvo se torne ilegal, mesmo que o Whipcorder (a sua fonte) esteja presente ou nao, durante a resoluçao.

Por exemplo, em triggered abilities que tenham "IF" conditions, essas if conditions sao verificadas na altura do trigger (se a condiçao for falsa nao faz trigger), e verifica novamente na altura da resoluçao (se for falsa, nao faz nada).

404.3 - A triggered ability may read "When/Whenever/At ..., if [condition], [effect]." The ability checks for the stated condition to be true when the trigger event occurs. If it is, the ability triggers. On resolution, the ability rechecks the condition. If the condition isn’t true at either of those times, the ability does nothing. This rule is referred to as the "intervening ’if’ clause" rule. Note that the word "if" has only its normal English meaning anywhere else in the text of a card; this rule only applies to an "if" that immediately follows a trigger condition. [CompRules 2003/07/01]

Para esta duvida no entanto aconselho-te a ler esta parte do Comprehensive Rulesbook, Resolving Spells and Abilities:

www.crystalkeep.com/magic/rules/summaries/indexes/rule-general-413.php#413

*dá um calduço no Gedaco*
Percebido?

Cumps
Alterado a 04-06-2009 17:24:24 por S1NE4T3R

dartakaum

De: Trofa
6/4/2009 2:58:10 PM
re
Vou tentar responder correctamente.

1º - Samurai of the Pale Curtain em conjunto com Wheel of Sun and Moon o que dá? Sei que no Samurai a questão é de permanentes e do Wheel é qualquer carta... Mas se estivérmos a falar de uma permanente, escolhemos qual das habilidades resolve primeiro?

Sim, o sineater deve explicar isso com as regras, é parecido com a minha duvida do cisne e o burrentão.

2º - Estive a discutir com um colega meu sobre a regra (antiga penso ) de que não se podem utilizar habilidades de cartas viradas... Penso que essa regra já não existe no Magic mas mesmo assim gostava de ter a certeza.
Visto que temos a Howling Mine ainda com o texto como todos conhecemos. (se estiver desvirada,etc.)

Sim, isso foi abolido, mas no entnato nas cartas que ainda têm é para se cumprir, alias foi reeditada eles tinham corrigido.

It does not trigger at all if this is tapped at the start of the draw step, and it checks this again on resolution. [D’Angelo 1999/05/01]

3º - Cartas para virar terrenos como por exemplo Rishadan Port ou Mishra’s Helix. Fazer essas habilidades numa Main Phase, por exemplo, não tem sentido pois não?

Sim, acho que sim.

4º - Na habilidade de Cascade, quando não queremos resolver a carta que revelámos, colocamos essa carta aleatoriamente no fundo do grimório junto com todas as outras que revelámos?

Sim.

5º - A carta Impulse tem um erro certo? Não se faz shuffle...

Eu quando usava fazia sempre o baralhar e por no fundo. Com a errata mudou:

Due to errata, you no longer shuffle your library. [Oracle 1998/07/01]

6º - Todos os efeitos resolvem-se certo? Imaginemos que estamos num daqueles "duelos" de resposta às habilidades do outro
Todos os efeitos acabam sempre por se resolver mesmo que, por exemplo, a permanente da qual usei uma habilidade não esteja lá. Fiz-me entender?

Sim, mas quando isso acontece perde o efeito, por exemplo se fores usar um disenchant num artefacto que não existe mais, ele não faz nenhum efeito.

Nao sei como fica com cartas que tem por exemplo: "destroi x. Compre uma carta"
Responder

[1]