Boa duvida.
Começemos pelas Hideaway Lands (Shelldock Island, Windbrisk Heights, etc).
Com estas lands, tu fazes a escolha de jogar a carta que está removida pela Hideaway Land, na altura da resoluçao da habilidade activada que esta possui.
Visto que podes jogar a habilidade activada da Land sempre que possas jogar uma instant, a carta removida pelo Hideaway, caso seja ou nao uma instant, pode ser jogada apos a resoluçao da habilidade activada, se a condiçao "IF" for verdadeira nesse momento, e em alturas que a carta por vias normais, nao pudesse ser jogada.
Neste caso, resumidamente, o facto de ser a habilidade activada da Land que te dá a opçao de jogar a carta, é o que te permite jogar sorceries ou planeswalkers, em alturas que normalmente, nao poderias, tudo porque podes jogar habilidades activadas quando pudesses jogar instants.
Em relaçao ao Memory Plunder, o caso é deveras semelhante. Aqui o Memory Plunder permite-te escolher jogar a instant/sorcery alvo como parte da resoluçao do Plunder. Nos rulings oficiais do Plunder temos:
5/1/2008 - If you want to play the card, you play it as part of the resolution of Memory Plunder. Timing restrictions based on the card’s type are ignored if it’s a sorcery. Other play restrictions are not (such as "Play [this card] only during combat").
O facto de restriçao temporal do card escolhido ser Sorcery é ignorado pois jogas a Sorcery como parte da resoluçao do Plunder (que é Instant por si). No entanto restriçoes que digam que a carta só possa ser jogada a certa altura dum turno (por exemplo, apenas durante combate) nao sao ignoradas.
Percebido?
Cumps
Alterado a 25-05-2009 19:43:56 por S1NE4T3R