Boas.
"Persist (When this creature is put into a graveyard from play, if it
had no -1/-1 counters on it, return it to play under its owner’s control with a -1/-1 counter on it.)"
Persist é uma Triggered ability com uma condiçao "IF".
404.3 - A triggered ability may read "When/Whenever/At ..., if [condition], [effect]."
The ability checks for the stated condition to be true when the trigger event occurs. If it is, the ability triggers. On resolution, the ability rechecks the condition. If the condition isn’t true at either of those times, the ability does nothing. This rule is referred to as the "intervening ’if’ clause" rule. Note that the word "if" has only its normal English meaning anywhere else in the text of a card; this rule only applies to an "if" that immediately follows a trigger condition.
Uma criatura que tenha Persist, se for para o cemiterio em alguma altura, verifica primeiro se a condiçao é verdadeira ou nao. Neste caso verifica se a criatura tinha um counter -1/-1 na altura em que
saiu da In Play zone.
Se a criatura nao tinha counter, o Trigger dispara e vai para a stack, colocando a criatura em jogo com um counter -1/-1, ele é uma permanente nova, sem conhecimento do seu "passado" e com summoning sickness.
Se a criatura tinha um counter -1/-1, o Trigger nao dispara, logo nao vai para a stack, e a criatura fica no GY normalmente. No cemiterio, ela nao tem nenhum counter.
Se usares uma habilidade como a da Order of Whiteclay num Kitchen Finks, irás sempre ter o Kitchen Finks como uma 3/2 sem counters nenhuns, independentemente se ele tinha ou nao counter quando foi para o GY.
Outra coisa que realmente tambem podes fazer é responder ao trigger do Persist com a activated ability do Order, assim que o Finks (sem counter, claro) vai para o GY e o trigger dispara indo para a stack, para teres sempre o Finks como 3/2.
Cumps
Alterado a 15-05-2009 20:56:57 por S1NE4T3R