Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Um olhar de relance sobre Shards of Alara Responder
Apenas para utilizadores registados!

Link directo: topico.asp?topico=55903

UtilizadorResposta

antoniolc

De: Almeirim
9/20/2008 1:06:59 AM
Um olhar de relance sobre Shards of Alara
Boas,

Neste artigo vou vos sobre algumas das novas cartas que o bloco Shards of Alara, a sua possivel aplicação em decks tanto de standart como em extended, e que novos tipos de deck´s nos vai trazer.
Vamos começar por falar o que é que esta expansão nos trouxe de novo: artefactos coloridos, novas raridades, mais habilidades, mais planeswalkers e uma mecanica tricolor, que é essa a base de mana em que os decks em que habilidades desencadeadas dependem do tipo de terrenos que controlamos. O bom exemplo disso é:





Está percebido que o ambiente tricolor se vai integrar no ambiente de Standart.
Já para não falar das excelentes criaturas tricolores com habilidades fortes para o custo do mana dentro do estilo Doran, The Siege Tower.


Eu- Querem perceber porquê o tricolor a partir da história?
Vocês- {Em coro} Nãaaaaaaaaaaaaaaao!


Óptimo, então aqui vai:

"Alara já foi um único plano. Mas isso foi há milênios. Onde antes havia um plano, agora há cinco: os Fragmentos. O plano de Alara era um mundo abundante em mana, um mundo em equilíbrio… até a Fragmentação. Um cataclismo de proporções inimagináveis dividiu Alara em cinco mundos distintos, sendo cada um uma refração dos outros."

Então ao longo de milhares de anos os planos, lentamente começaram se a juntar formando difrentes combinações de mana, neste caso 3 combinações.


Vamos passar a artefactos. Uma edição muito rica em artefactos alguns deles coloridos até permite nos usufrir de muitos melhores criaturas de artefacto pelo custo de mana colorido.





Até agora o spoiler divulgado não pode nos dizer que vantagens mais estas criaturas de artefacto coloridas nos vão trazer. Mas sempre-se se pode dizer adeus a Terror e a Shriekmaw porque desta maneira, não vai longe.
Também há simples artefactos com habilidades activadas que se pode considerar bom:





Outra vantagem dos artefactos coloridos: habilidades activadas consoante a sua cor. Neste caso temos a destruição do preto, uma opção viavel de sideboard e o facto de ser artefacto da-nos um trunfo sobre a mesa, apesar de estar revelado evita as tais chatices dos Thoughtsizes e afins, mas no entanto há sempre a hipotese de aparecer um Disenchant e por aí fora. O mesmo se pode dizer o azul com a sua caracteristica habilidade de comprar cartas. Para se juntarem a estes ainda se esperam mais 3 sendo mais um circulo de artefactos : “Cápsula do (...)”
É de prever que para vermelho venha um de burn e para branco talvez de ganhar vida.

Tezzeret, o Perseguidor. Muito de se fala desta carta para affinity, mas o certo é que vai dar com o circulo de artefactos anteriormente referido a sua 2ª habilidade permite-nos ir buscar o tal artefacto que é preciso, para destuir uma criatura ou apenas comprar cartas, ou até mesmo uma criatura apesar do custo de mana não ser dos mais convidativos para tirar marcadores.
Para affinity digamos que sobressai à vista como sendo uma boa hipotese a ter em conta.
Após usar a 2ª habilidade para ir buscar um bom número de artefactos revela-se a importancia da terceira habilidade, fácil de executar quanto ao número de marcadores podendo-se mostrar uma boa forma de entalar o adversário.
Talvez num affinity deste genero:


Affinity 1.X by Víctor Buitrago

Criaturas
4 Arcbound Ravager
4 Arcbound Worker
4 Frogmite
4 Myr Enforcer
4 Ornithopter

Outras Mágicas
4 Shrapnel Blast
4 Thoughtcast
3 Chromatic Star
3 Cranial Plating (-1)
1 Pyrite Spellbomb (-2)
2 Welding Jar
2 Tezzeret, o Perseguidor (+2)

Terrenos
1 Academy Ruins
3 Blinkmoth Nexus
2 Darksteel Citadel
4 Glimmervoid
4 Great Furnace
4 Seat of the Synod
2 Vault of Whispers


O foco do deck é bom para este planinauta porque tem excelentes caracteristicas: acelera o jogo, permite-nos fazer um Demonic Tutor para artefactos e ainda tem a ultima habilidade massiva. Realmente, só é pena o custo de mana que pode atrasar um bocadinho o deck mas pode acabar por compensar.





Por falar em planeswalker´s também temos Sarkhan Vol. Muitos duvidam da sua possivel jogabilidade em t2, mas ainda muito falta a ser revelado de Shards of Alara. A uma primeira vista as suas habilidades compensam e bem o seu custo de mana, podendo ser em aplicado em decks com o objectivo de dar mais rapidez ao jogo ou mesmo ir usufruindo das criaturas do oponente. Talvez venha melhorar a jogabilidade de G/R de Shadowmoor talvez aplicado na seguinte deck list:

R/g Beats by Pete Picard

Criaturas
4 Boartusk Liege
4 Boggart Ram-Gang
3 Fulminator Mage
4 Mudbrawler Cohort
4 Tattermunge Maniac

Outras mágicas
3 Flame Javelin
3 Lash Out (-1)
3 Shard Volley (-1)
4 Tarfire
2 Sarkhan Vol (+2)

Terrenos
4 Fire-Lit Thicket
4 Forest
15 Mountain

Apenas pus dois para não roubar muita velocidade ou deck mas 2 ou 3 dependendo da opinião as pessoas. A primeira habilidade pode parecer um bocado escusada visto que grande parte das criaturas já terem haste mas só pela segunda e terceira habilidade completamente destrutiva já é capaz de compensar, sendo uma questão de testar.
Ou mesmo num grull de extended:

RG Gruul Aggro by Haro

Criaturas
2 Burning-Tree Shaman (-1)
4 Dryad Sophisticate
3 Frenzied Goblin
4 Giant Solifuge
4 Kird Ape
4 Scab-Clan Mauler

Outras mágicas
4 Char
3 Call of the Herd (-1)
4 Rift Bolt (-1)
3 Seal of Fire
3 Sarkan Vol (+3)

Terrenos
4 Karplusan Forest
1 Pendelhaven
2 Skarrg, the Rage Pits
6 Snow-Covered Forest
6 Snow-Covered Mountain
4 Stomping Ground


A habilidade do Burning-Tree Shaman pode ser um pouco contraditória ao planinauta mas não deixa de ser aplicar bem neste deck, com um foco que usa criaturas rapidamente para ganhar Sarkan Vol não deixa de ser um bom impulso para esse objectivo. Pode não ser dos decks mais competitivos em extended, mas tem uma estrutura boa e rápida nem que seja para casual.

E porque não ao lado de Garruk Wildspeaker em que especialmente a 2ª habilidade de Garruk com a primeira deste pode-se revelar bastante bom a nosso favor, em combinação com a 1ª habilidade do Sarkhan Vol.





Agora vamos passar para uma carta muito falada: Assalto Goblin. Muitos dizem ser «o novo Bitterblossom» mas muito dificilmente pode ter a mesma categoria que esta. Sim, obviamente têm habilidades parecidas, mas o «senão» desta carta é claramente inferior ao Bitterblossom já para não falar que não temos nehum Scion of Goblin para as sobrevalorizar fichas, nem tanto goblins domina o ambiente de t2.
Partindo para o que intressa não temos Scion of Goblin mas temos muitas outras que compensam estas fichas:Goblin King, Siege-Gang Commander por aí fora. Pode-se aplicar muito bem em Goblins apesar dos Goblins terem que atacar todos os turnos se tiverem aptos pode ser prejudicial. Há que saber quando jogar a carta apenas quando já temos um jogo estruturado e a melhor maneira de usufrir desta é capaz de ser com Siege-Gang Commander em jogo através de dano directo.
Talvez em R/B com burn, Siege-Gang Commander , Moog Fanatic e com um pouco de black à mistura.


Criaturas
2 Earwig Squad
3 Frogtosser Banneret
4 Knucklebone Witch
4 Mad Auntie
4 Mogg Fanatic
4 Siege-Gang Commander
3 Squeaking Pie Sneak
2 Wort, Boggart Auntie

Outras Mágicas
4 Incinerate
3 Tarfire
4 Goblin Assault
3 Flame Javelin

Terrenos
4 Auntie’s Hovel
2 Graven Cairns
1 Keldon Megaliths
6 Mountain
2 Sulfurous Springs
5 Swamp


O deck tem uma velocidade consideravelmente boa, e o burn ajuda bastante para queimar as criaturas do adversario ou tirar uns pontos de vida e a atacar, habilidades activadas de Goblin acaba por ser que resulte sendo também uma questão de exprimentar.





De seguida uma das cartas mais poderosas desta expansão - Soberano Dragão Avérneo. Um dos melhores dragões alguma vez vistos apesar do custo de mana. Com presença confirmada na edição especial, From the Vault: Dragons, a sua jogabilidade é muito posta em questão. O certo é que é uma excelente carta mas será jogavel? Sinceramente com este custo de mana não estou a ver jogar muito mas podendo ser sempre aplicado tendo uma grande presença quando está em jogo.





Especula-se também de Dragonstorm mas se for de momento é só em extended mas será uma opção viável? Já para não falar que obriga a mudanças no deck visto ao custo de mana colorido podendo mudar para melhor ou pior mas isso deixo ao vosso critério. Em substituição de Bogardan Hellkite não concordo, pois a habilidade desencadeada do Bogardan combina muito melhor com Dragonstorm e o dano directo e se oponente tiver criaturas aptas a bloquear vemo-nos entalados com o Soberano Dragão Avérno apesar do trample. Na minha opinião Bogardan Hellkite acaba por ser sempre mais viável.





Vingador de Ajani. Estou um bocado desiludido com a carta, uma das caras do pré-realese estava à espera de melhor tendo a 1ª habilidade o bom intuto de atrasar o jogo ao oponente podendo por vezes ser um ponto de vantagem sobre algumas permanentes que o adversario controla que nos possam prejudicar, ou mesmo usa-la sobre terrenos com o objectivo de atrasar o jogo. A 2ª habilidade razoável, mas por 2 marcadores acho que não se justifica e a 3ª sim, é destrutiva e se o oponente não tiver o jogo estabelecido bem pode dizer adeus.
Pondo a hipótese de jogar em R/W com Balefire Liege, Nobilis of War e afins a meu ver não sendo o mais competitivo mas não se perde nada em tentar.


Criaturas
4 Balefire Liege
4 Battlegate Mimic
3 Stigma Lasher
2 Nobilis of War
4 Figure of Destiny
3 Hearthfire Hobgoblin
3 Reveillark

Outras mágicas
4 Flame Javelin
4 Incinerate
2 Shock
1 Scourge of the Nobilis
3 Ajani Vengeance

Terrenos
3 Battlefield Forge
2 Ghitu Encampment
10 Mountain
5 Plains

4 Rugged Prairie

A sua aplicação é sempre possivel neste tipo de deck traz-nos formas de afectar mais directamente o oponente, controlar mais o jogo e obviamente a ultima habilidade parte a loiça toda.





Por fim vamos passar para as 3 novas que este bloco nos trouxe:


Exaltado (Cada vez que uma creatura que você controla ataca sozinha, ela recebe +1/+1 até ao final do turno)

Uma habilidade a ter em conta mas não em todas as situações. Talvez em situações como estas:





Não é das melhores habilidades alguma vez vistas mas neste tipo de situações certamente pode acabar por compensar.

Desenterrar X (X Devolva este card de seu cemitério para o jogo. Ele ganha ímpeto até ao final do turno. Remova-o de jogo no final do turno ou se ele for deixar o jogo. Use desenterrar apenas como um feitiço.)

Dependendo do custo de mana da habilidade é sempre um ponto a nosso favor, se for cedo para o cemitério é sempre um recurso que temos à mão e o adversário pouco pode fazer para o evitar a não ser que tenha Wheel of Sun and Moon arruína esta habilidade.





Uma boa carta para essa habilidade podendo ser facilmente comparado ao Hypnotic Specter mas o Hyptonic continua a ser melhor – o seu custo de mana não é mais monótono, não tem a habilidade de desenterrar mas tem a palavra-chave: aleatoriamente. Se assim fosse com esta carta certamente era mais valorizada.


Devorar X (Conforme esta creatura entra em jogo você pode sacrificar um número qualquer de creaturas. Esta creatura entra em jogo com essa quantidade de marcadores +X/+X)

Interessante dependendo do número de criaturas em jogo. Talvez com as fichas de Goblin Assault se estas se manterem intactas ou mesmo de Bitterblossom. Ainda tem que se ver que mudanças mais vão haver no actual metagame para considerar outras contrapartidas desta habilidade.





Sacrificar antes de levarem os tais 3 pontos de dano, tudo o que seja resistencia igual ou inferior a 3 sacrificamos, ampliamos o poder desta criatura e ainda arrumamos algumas criaturas do adversário. Uma opção a ter em conta.
Agora só falta mesmo ver o que é que Shards of Alara traz mais mas já se percebeu que pode ter uma boa interacção em decks já existentes alguns melhor que outros mas à que perceber o que vai mudar mais no ambiente actual para poder tirar certezas.


Ia dar este artigo por acabado, mas para vosso azar, tive a rever o spoiler na wizards incluíram 3 novas cartas que eu achei interessantes demais para não abordar.





A primeira faz-me lembrar um Liege para artefactos na minha opinião vai ser um grande benefício se realmente houver artefactos que o compensem vai jogar com toda a certeza. A segunda é que eu acho um abuso, para mim isto é o novo Gaddock Teeg de Shards of Alara isto é quase limitar o oponente a baixar apenas uma mágica por turno a não ser que o seu deck seja baseado em artefactos também.





Esta carta também desperta bastante a nossa atenção praticamente arruína: a habilidade Tezzert, o Perseguidor; Liliana Vess; Diabolic Tutor; Buried Alive e Dragonstorm e tudo o que envolva ir buscar ao grimório. Não sei se com as mudanças do metagame se vai justificar mas em princípio vê-se com uma boa opção para sideboard.


Vamos passar para o momento filosófico sobre um tema que tem gerado muito debate. Mythic Rares. Irá isto mudar o magic para melhor, ou para pior. Irá impulsionar os preços das cartas de forma a que muitos jogadores fiquem cada vez mais impossibilitados de criar decks competitivos?
Na minha opinião é tão bom quanto mau. Penso que a raridade deve ficar por este bloco, é uma boa forma de promover o jogo incentivar os jogadores a comprar booster e packs com outro entusiasmo mas nem tudo é belo. Por ser uma nova raridade vai destabilizar bastante os preços e isso é uma das principais razões que levam os jogadores a desistir e se não fica por este bloco, pior, pois ainda vai acarretar mais complexidade ao jogo. Para mim são os principais pontos que se devem focar acerca desta nova raridade.







Agora, finalmente dou por finalizado este artigo, espero que tenham ficado a perceber um pouco melhor esta edição e que a mesma nos traga mais e melhor!

Até uma próxima,
Fiquem bem!


Alterado a 21-09-2008 14:32:36 por antoniolc

antoniolc


De: Almeirim
10/1/2008 7:19:30 PM
re
Fazes melhor?
Das duas uma:

- Es um influenciavel que não tens opnião propria e la porque todos acham que tezzeret nao entra affinity tu para nao dizeres o mesmo dizes que o deck tá mau.

- Nao tens vida propria e só tas aqui para chatear.

Ou talvez as duas...

O que tu chamas ao deck, é o que ele não é. O tezzeret não joga em affinity isso já todos perceberam mais ainda bem: era esse o objectivo do artigo.
Se fazes melhor prova-o.

Deixo-o aqui a deck list original para toda gente ver:

Affinity 1.X by Víctor Buitrago

Criaturas

4 Arcbound Ravager
4 Arcbound Worker
4 Frogmite
4 Myr Enforcer
4 Ornithopter

Outras mágicas

4 Shrapnel Blast
4 Thoughtcast
3 Chromatic Star
4 Cranial Plating
3 Pyrite Spellbomb
2 Welding Jar

Terrenos

1 Academy Ruins
3 Blinkmoth Nexus
2 Darksteel Citadel
4 Glimmervoid
4 Great Furnace
4 Seat of the Synod
2 Vault of Whispers

Sideboard

2 Atog
2 Echoing Truth
2 Fatal Frenzy
1 Fire / Ice
3 Overload
2 Stifle
2 Tormod’s Crypt
1 Welding Jar


Agora em vez de fazer posts estupidos como esse podes dizer o que é que tá mal.
Vá! Prova que que o deck está assim tão mau e justifica o que disseste...ou não consegues?

Morph

De: Peniche
10/1/2008 6:08:17 PM
Affinity? LOLOLOLOL
aquela "lista" (ou melhor dizendo, monte de cartas) a que chamas affinity fez-me rir como se não houvesse amanhã.

Rammstein


De: Santo Isidro de Pegões
9/28/2008 7:41:45 PM
re
Ta de parabens....

Dragoes e anjos? ha melhor? nao me parece...

com o passar dos anos o magic tem vindo a mostrar grandes trabalhos de arte...Ilustracoes simplesmente magnificas, agora e continuar assim ou melhorar claro.

Abraco a todos e especialmente a ti k fizeste o artigo.

marcox


De: sesimbra
9/24/2008 7:11:55 PM
oi
artigo bem feito sim senhor .. esta bem organizado e de facil leitura parabens!

Gabi


De: Estremoz
9/22/2008 8:30:06 PM
re
Bom artigo e obrigado por telo feito estava á espera de poder perceber um pouco melhor o estilo da nova coleção.

P.S: u?, parabéns!!

fiquem


darien


De: entroncamento
9/22/2008 5:45:18 PM
re
gostei bastante do artigo. esta bastante facil de ler

mas concordo com eles. tezzeret pa afinidade não dá.

antoniolc


De: Almeirim
9/22/2008 4:04:35 PM
re
Eu nunca disse que eram os melhores decks do mundo apenas especulei acerca dos problablidades possiveis que podem vir a trazer mais competitvidade a esses tipo de decks.


Alterado a 22-09-2008 16:07:35 por antoniolc

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
9/22/2008 10:24:27 AM
Re
Parabéns pelo artigo, bem escrito, articulado e etc, tá porreiro de se ler.


Mas... porque é que não vão ver listas decentes de decks antes de falarem sobre archetypes de decks?


Btw affinity não leva Tezzeret. End of story.

u?


De: pois do adeus
9/22/2008 2:03:49 AM
...
eish! Fiz um post sem ser spam.

u?


De: pois do adeus
9/22/2008 2:02:58 AM
...
Para mim a melhor opção para dragonstorm continua a ser kokusho.
Mas isso vai depender do meta. imho
Responder

[1] [2] Proxima pagina >>