Em formatos mais regulares, cada jogador possui e controla o seu proprio turno. Turnos alternam entre jogadores.
Um Turno é uma composição de fases e etapas, e o jogador controlador do turno, ou seja o ’Jogador Activo’, tem certas prioridades e capacidades de jogadas unicas quando controla um dos seus turnos. O jogador activo avança pelo turno através das fases e etapas necessarias (pela ordem definida pelo jogo), e quando chega à sua ultima etapa e termina-a, o jogador seguinte começa o seu turno.
A composição de um turno é a seguinte:
1. Beginning Phase (composta de 3 etapas):
a) Untap Step
b) Upkeep Step
c) Draw Step
2. Main Phase 1 (Precombat)
3. Combat Phase (composta de até 5 etapas):
a) Beginning of Combat Step
b) Declare Attackers Step
c) Declare Blockers Step
d) Combat Damage Step
e) End of Combat Step
(Nota: Caso haja First/Double Strikers em combate, pode existir uma 2ª Combat Damage Step, o que faz com que existam 6 steps na Combat Phase)
4. Main Phase 2 (Postcombat)
5. End Phase (composta de 2 etapas):
a) End Step
b) Cleanup Step
Explicado de uma forma básica é isto. Em certos formatos multiplayer, tipo 2HG, podem existir turnos partilhados por jogadores aliados. Mas em maioria, em jogo single player normal, funciona por turnos alternados.
No entanto relevo que oponentes podem conjurar certos spells e usar certas habilidades no teu turno. Magic é um jogo de prioridades e prioridades alternam entre todos os jogadores durante um turno.
Cumps
Alterado a 3/5/2012 9:47:58 PM por S1NE4T3R