1º Habilidades activadas na Stack, são objectos independentes das suas fontes. Afectares as suas fontes (destruindo-as, retirando-as de zonas correctas, etc), nao vai afectar as habilidades activadas na Stack. Se as habilidades requisitarem informaçao da fonte, apenas usam a ultima informaçao de quando a fonte estava na zona correcta.
Como referiste, anular habilidades activadas é uma maneira (via
Stifle,
Trickbind, etc). Impedi-las de serem activadas é outra maneira (via
Pithing Needle,
Phyrexian Revoker, etc).
Se elas possuirem alvos, tornar os alvos ilegais é tambem uma maneira de impedir um efeito da habilidade dirigido a um alvo em questão. Se todos os alvos de uma habilidade forem ilegais quando a habilidade tenta resolver, a habilidade em si, é anulada por completo, pelo jogo (acto chamado "Fizzle"). Esta aqui pode parecer um bocadinho confusa por isso deixo exemplos abaixo.
Exemplos:
- Um oponente activa a habilidade de um
Prodigal Pyromancer com uma criatura tua como alvo. Em resposta, usas um efeito para dar Protecção contra vermelho ao alvo. A habilidade do Pyromancer nunca chega a resolver, por ter todos os seus alvos (1) ilegais.
- Um oponente activa o seu
Drooling Groodion com uma criatura tua como alvo para o -2/-2 debuff e uma criatura dele como alvo para o +2/+2 buff. Em resposta usas um efeito que dá Shroud à tua criatura. A habilidade do Groodion vai resolver, dando +2/+2 à criatura dele, mas nao vai fazer o -2/-2 na tua, pois esse alvo é agora ilegal. Neste caso, a diferença é que só um dos alvos é ilegal, nao todos, logo a habilidade ainda resolve e faz o que pode com os alvos que ainda sao legais.
2º Shroud ou Hexproof nao impedem efeitos como Day of Judgment. Esses efeitos nao fazem alvo, são efeitos globais. Para um efeito fazer alvo a um objecto, tem de ter "target [tipo do objecto]" explicito na sua descrição.
3º O Butcher e as tuas outras 3 criaturas vao para o cemiterio ao mesmo tempo, e o Butcher of Malakir vai disparar o seu trigger para cada uma dessas criaturas (incluindo ele), ou seja, 4 triggers de Butcher, que vao resolver ainda na Declare Attackers Step. O teu oponente vai ter de sacrificar 4 criaturas nessa Step, e se o Ulamog for sacrificado, nao vais receber dano de combate dele, pois quando a Combat Damage Step chegar, o Ulamog ja nao está em campo.
Cumps